Maior mercado consumidor de perfumes, Brasil abriga microtendências de fragrâncias
29 de Março de 2016
Alternative Fragrance & Beauty: a show with the looks of a concept store in the heart of Paris
29 de junho de 2016

É tempo de lavanda

No sul da França, seu perfume é sinônimo de verão.

Foto: Luberon, França Provença

 

O verão se aproxima no hemisfério norte e com ele a possibilidade de explorar a natureza. No Sul da França, em Provence, além de percorrer os campos de lavanda, você pode visitar o museu da lavanda em Coustellet, conhecer fazendas de lavanda, destilarias e participar de festivais em Sault e Valreas, uma experiência sensorial para toda a família.

alfazemagiovannababythaty

Do Latin lavare , lavar, “to wash”

A lavanda é um importante e controverso ingrediente da perfumaria. Percebida por alguns como simples demais, para outros ela é afetiva e familiar. A verdade é que a lavanda é democrática e transita muito bem entre os produtos de limpeza, aromatizadores de ambientes e colônias.

Na França, um país que tem toda uma cultura da lavanda, ela pode ser encontrada em sabonetes, detergentes, sachês e colônias centenárias.  Já no Brasil, ela dominava o mercado de perfumaria nos anos 80, tornando-se uma referência da perfumaria brasileira, com produtos para uso diário, como as colônias e os “after-shaves”. Seiva de Alfazema – Phebo (1946) é considerada a primeira Eau de Cologne brasileira, enquanto Thaty (O Boticário) e Giovanna Baby são outros clássicos que marcaram uma geração de consumidores. Uma outra particularidade da lavanda no Brasil é que ela é principalmente utilizada na perfumaria feminina.

 

Três lavandas elegantes

A perfumaria de nicho reserva boas surpresas para os apreciadores da lavanda e vem contribuindo com a construção de uma impressão mais elegante e, ao mesmo tempo, leve.

Brin de Réglisse / Jean-Claude Ellena. Perfumista Hermès

Um perfume que joga com o contraste entre a Lavanda e o Reglisse (alcaçuz), entre o doce e o salgado.

brin-de-reglisse AVT_Jean-Claude-Ellena_1205

Jersey, Les Exclusifs  / Jacques Polge, Perfumista Chanel. A lavanda envolvida em uma elegante vanilla.

jacques jersey

 

Eau Parfumee au The Bleu I Bvlgari   Daniela Andrier . Perfumista Givaudan

Um perfume aromático, chá, lavanda e íris.

thebleu

Mas ainda não terminou…

Nem todas as lavandas são iguais

O Óleo Essencial de lavanda tem perfume mais floral, elegante e herbal, enquanto o LAVANDIN, que é o híbrido da lavanda com a lavanda aspic, é mais aromático, canforado e quase medicinal.

lavandas

 

A foto principal do post é da Alessadra Tucci no Lavandário de Cunha, em São Paulo. Um projeto da empresária Fernanda Freire que se apaixonou pela Provence e resolveu trazer um pouco dela para o Brasil. À bientôt !

 

Publicado originalmente em Paris Mania

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *