OUD
5 de julho de 2018
Headspace e Codestilação
13 de agosto de 2018

Jordi Roca em Chef’s Table

Olá, tudo bem?

Uma das coisas que me inspiram no dia a dia é a gastronomia e a serie Chef´s Table, do cineasta americano David Gelb, é uma fantástica viagem que reúne histórias de superação, criatividade, sensibilidade e boa gastronomia.

 

 

O meu episódio favorito desta 4a temporada é o perfil do chef confeiteiro Jordi Roca. Caçula de três irmãos, em busca de sua identidade para acrescentar ao bem sucedido negócio da familia – o restaurante estrelado pelo Guia Michelin El Celler de Can Roca – que fica em Gironda, uma cidadezinha entre o mar mediterrâneo e os Pirineus. Um paraíso que serve de pano de fundo para o episódio com suas belas paisagens, ingredientes locais de qualidade e um clima familiar onde a vida parece ter outro ritmo.

Conta também a história de uma família que viveu sempre na mesma cidade, no mesmo bairro. Sobre um casal que empreendeu, e sobre seus 3 filhos: o chef, o sommelier e o confeiteiro, que tinha um grande nariz, e que ironicamente descobriu no olfato infinitas inspirações para os seus pratos.

Jordi Roca – eleito o melhor confeiteiro do mundo em 2014

 

Foi uma aula sobre sorvetes que impactou o estilo criativo de Roca, a partir daí sua transformação o levou a preparar sobremesas impressionantes, como a “Viagem para Havana”, feita a partir de uma infusão de fumaça de charuto para aromatizar o sorvete. Outra grande surpresa é o “Bosque Chuvoso”, feita a partir da terra de Gironda que foi destilada e usada como matéria-prima central na sobremesa, você ainda quer mais? Láctico foi inspirada no cheirinho do seu sobrinho bebê, usando variações de leite de cabra local: no sorvete, no algodão doce que parece uma doce lã comestível e poética.

Perfil Jordi Roca e O Nariz de Jordi Roca

 

Algumas de suas criações:

· A maçã do amor

· O prato que respira

· Memórias do bar

· Nariz do Jordi

· O gol de Messi

· Cromoterapia laranja

 

O documentário está disponível na Netflix e é nossa recomendação #temquever, pra quem se interessa por boas histórias, experiências sensoriais e poéticas.

#ficaAdica

 

Cheirosamente,
Alessandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *